O fortalecimento da economia impulsiona o mercado de private label, uma forma indireta de concessão de crédito para os consumidores da classe baixa. Uma das tendências mais marcantes do segmento varejista neste início de século XXI é a oferta de serviços agregados a seus clientes.

‘Em particular no Brasil, desde a estabilização da inflação com o primeiro Plano Real, nota-se o acelerado crescimento do mercado de cartões de crédito, incluindo o mercado de cartões de crédito de bandeira própria dos varejistas: os chamados cartões Private Label’, avalia Marcelo Gonzales Coelho, mestre e consultor financeiro, autor da pesquisa “Estratégia de Integração Vertical no Mercado de Cartões Private Label”.

No final do ano passado, o Brasil contabilizava cerca de 90 milhões de cartões de crédito, 200 milhões de cartões de débito e 120 milhões de cartões private label (cartões de loja, sem bandeira e sem anuidade).

‘Devemos levar em consideração que mais da metade da população brasileira recebe seu salário em dinheiro. Há municípios do Nordeste brasileiro aonde este percentual chega a 90%. Isto significa que boa parte da população não possui conta bancária. Assim, os cartões private label são, para estes consumidores, a porta de entrada para o crédito’, analisa Coelho.

Além de funcionar como uma forma de fidelização dos clientes, os cartões private label funcionam como produtos de crédito dos varejistas, promovendo mais vendas de suas principais mercadorias e, também, obtendo receita pela venda de produtos financeiros atrelados a eles, utilizando a capilaridade de seus canais.

‘A venda de produtos financeiros por parte dos varejistas os transforma em um supermercado de produtos financeiros. Assim, é comum ver as lojas oferecendo seguros contra perda ou roubo do cartão, ou simplesmente seguros assistenciais’, comentou o consultor.

‘Estes produtos geralmente são de valor pequeno no bolso do consumidor, mas se você somar a quantidade de cartões que estas empresas apresentam no mercado – principalmente as grandes varejistas – isto traz uma receita considerável para estas empresas’, acrescentou Coelho.